sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bebidas Pisco e Pisco Sour


Boa tarde Pessoal.

Em minhas viagens pelo Peru e Chile, conheci uma bebida chamada PISCO
O Pisco é uma água ardente feita com uva.
É baseado fundamentalmente na destilação do mostoproveniente de uvas. Trata-se de um termo pre-hispânico (quechua) cuja origem remonta-se à "Villa de Pisco" atualmente localizada no litoral do Peru, nome quechua que significa "ave" ou "pássaro", foi fundada en 1640, nas inmediações do assentamento indígena do mesmo nome.
Existe uma diferença histórica entre o Peru e o Chile sobre a exclusividade de usar o nome. Enquanto o Peru defende que é uma denominação de origem (similar a Champagne, por exemplo) qual somente pode usar o termo "pisco" aquele produzido no Peru, o Chile discute que é um nome genérico (como vinho ou uísque)
Um guia peruano me informou , que na época que os espanhóis invadiram o Peru, ele ficaram impressionado com a qualidade do vinho Peruano, e não aceitavam que os vinhos fossem melhores que os da Espanha..
Com isto por um certo período, foi proibido a venda de vinho no Peru.
Como o vinho estava proibido, inventaram esta água ardente feita de uva.
Se é verdade isto não sei, mais o que posso afirmar é que até hoje existe uma certa rivalidade entre o povo Peruano e o povo Chileno, e uma destas rivalidades é por causa desta bebida, pois ambos falam que inventaram primeiro o PISCO e o outro plagiou a idéia.

Esta bebida pura é muito forte, parece muito a nossa água ardente; Por isto inventaram o Pisco Sour, que mistura alguns ingredientes, para quebrar o teor Alcoólico que pode chegar em até 45%

Abaixo segue o modo de preparo.


Ingredientes:

Para o drinque:
.40 ml de pisco
.suco de 2 limão
.2 colheres (chá) de açúcar
.1/2 colher (sopa) de clara em neve
.gotas de angostura a gosto
.4 pedras de gelo
Para crustar a taça:.5 gotas de suco de limão
.1 colher (sopa) de açúcar

Modo de preparo:
Para crustar a taça:
Prepare a taça de coquetel umedecendo a borda com o limão. Deite a borda em um pires com o açúcar. O processo se chama crustar com açúcar. Não está no dicionário, embora o termo seja corrente entre os iniciados.
Para fazer o drinque:
Ponha na coqueteleira quatro pedras de gelo, o pisco, o açúcar, o suco de limão e a clara em neve. Agite bem e sirva na taça de coquetel. Finalize com as gotas de angostura.



Agora já sabem.
Se forem tanto para o Peru ou para o Chile, experimentar esta bebida será obrigatório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário