Surströmming é uma iguaria sueca que consiste em arenque fermentado.
Arenques são pequenos peixes gordurosos (a gordura está dispersa por toda a carne e pele) do gênero Clupea encontrados nas águas temperadas e rasas do Atlântico Norte, do Mar Báltico e do Pacífico Norte.
O surströmming é vendido em latas, que quando abertas soltam um forte cheiro. Devido a este fato, geralmente as refeições com este prato são feitas ao ar livre. No entanto, abrir a lata em baixo da água atenua o odor, além de evitar que a pessoa que abra a lata seja molhada com salmoura, já que o processo de fermentação aumenta a pressão no interior da lata.
Em abril de 2006, diversas companhias aéreas (como a Air France e a British Airways) proibiram o surströmming em seus aviões, afirmando que as latas pressurizadas são potencialmente explosivas. Com isso, o produto não está mais a venda no aeroporto de Estocolmo. Os produtores de surströmming afirmam que é um mito afirmar que uma lata de peixe pode explodir.
A real é que devido a fermentação, sua lata fica inchada e parace que vai explodir a qualquer momento, não passa de um mito, pois nunca teve um caso de explosão da uma lata deste peixe.
O arenque fermentado come-se enrolado em pão fino e estaladiço, da grossura de um crepe (klamma), com manteiga, cebola, cebolinho, fatias de batata. Também há uma espécie de requeijão de leite de cabra ou creme fraiche.
Até a proxima pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário