quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Como Fazer as Empanadas Peruanas


Em minha visita ao Peru,conheci as famosas empanadas peruanas.
Nunca comi algo igual...
Elas consistem em pastéis de carne, tipicamente assados, mas que também podem ser fritos e, que são, em geral, bastante picantes, temperados com pimenta-de-caiena ou malagueta de piri-piri. Os recheios variam mas os mais comuns são de carne de boi, de frango ou ainda de milho (humita) e de queijo com cebola. Também é característica da empanada um alto teor de gordura, que faz com que o recheio seja bastante úmido. Nas empanadas de carne de boi (as mais típicas), é comum que o recheio consista de carne cortada em pedacinhos bem pequenos (mas não moída), batatas em cubinhos, cebolas, azeitonas e passas de uva, tudo isso embebido em uma generosa quantidade de manteiga.

Espero que gostem.



Massa:
120 gramas de açúcar
- Um copo de água
- 120 g de banha de porco, 120 g de margarina
- 500 gramas de sal para todos os fins colher de chá de farinha
- 2 ovos batidos

Dissolva o açúcar e o sal na água. Reserve. Misture em uma tigela a manteiga e margarina. Em seguida, adicione a farinha e misture com a mão. Lentamente despejar a água de açúcar e sal, e continue misturando até obter uma massa lisa. Refrigere a massa por alguns minutos cobertos.
Faça algumas bolinhas como as de esfirras, para depois  abra cada um para colocar os recheios.


Torta:

- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Uma colher de sopa de pasta de alho assado
- Uma xícara de cebola roxa picada
- 2 pimentões amarelos picados
- 400 gramas de carne em cubos pequenos
- Um copo de caldo de carne
- 5 círculos de preparação de massa base
- Cominho, pimenta


Em uma frigideira, aqueça o azeite e deixe marrom pimenta a pasta de alho, cebola e amarelo por alguns minutos. Adicione a carne e tempere com sal, pimenta e cominhos. Despeje o caldo de carne e deixe ferver por cinco minutos em fogo médio. Retire do fogo. Arrume o recheio no centro dos cinco círculos de massa, dobra, selo, amasse as bordas e escova com um pouco de ovo batido as empanadas. Asse por 15 minutos a 180 ° C. Retire e quente reserva.

Como fazer o Mojito Cubano


Mojito é um coquetel à base de rum branco originário de Cuba.
Sabe-se que floresceu na noite de Havana usando ingredientes nativos do Caribe. Os ingredientes são, além do Rum, o açucar (os especialistas recomendam o xarope de açucar, não o granulado), hortelã, limão e club soda.
A mistura de hortelã com bebidas é muito antiga. A exemplo do Bullshot, o Mojito teria sido criado por um inglês em alto-mar. A diferença, nesse caso, é que a história deste drinque era contada nos bares cubanos, em especial no "La Bodeguita del Medio", por ninguém menos que o escritor americano Ernest Hemingway. Segundo ele, o almirante e aventureiro inglês Francis Drake, o primeiro homem branco a aportar em inúmeras ilhas do Pacífico Sul, apaixonado pelos aromas da hortelã, teria sido o primeiro a misturar a planta com boas doses de rum.

Ingredientes:
1 dose Rum Branco ( 200 ml )
4 limão/lima
1 colher (chá) de açúcar amarelo ( Demerara ou Mascavo )
Club Soda
10 folhas de hortelã
Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador (o limão com casca) e estará pronto para o consumo.


Como fazer a tradicional Parrilla Argentina com molho Chimichurri


Bom dia Pessoal.
Em minha viagem para Argentina, fui experimentar a famosa parrilhada deles.
O asado tradicional dos Pampas estendeu-se a toda a população, e hoje, devido a qualidade e ao preço baixo, é consumido por todas as classes sociais. É até comum ver operários a preparar o prato na rua na hora do almoço.
Aos finais de semana, as famílias se juntam nos pátios das casas para desfrutar um asado mais sofisticado que inclui, além de famoso bife, todo o tipo de "achuras" (órgãos menores como os rins, intestinos, estômago, timo, e ainda morcelas e vários tipos de embutidos.
Nos pátios das casas aos domingos, nos parques e até em locais específicos em balneários, os uruguaios desfrutam seu asado.
Abaixo segue a receita de como fazer o famoso prato de parrilha Argentina com o molho Chimichurri que só encontrei lá até hoje.

O que precisa para se fazer um prato da tradicional Parrilla Argentina:
Bife de choriço, 500 g
Linguiça de choriço, um gomo por prato.
Frango
Sal grosso

Salgue o bife de chorizo com sal grosso. Sele bem e termine de cozinhar, deixando no ponto desejado.
Já a linguiça e o frango deixe assar bem.


Chimichurri:
Azeite de oliva, 150 ml
Cebola, 100 g
Alho, a gosto
Sal e pimenta, a gosto
Pimenta caiena, a gosto
Ají moído, a gosto
Vinagre branco, 50 ml
Orégano, a gosto


Para fazer o chimichurri: coloque todos os ingredientes secos em um pilão, acrescente o alho e a cebola, e soque bem. Adicione o azeite.
Prato acompanha uma bela batata frita.